quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Comentários de IraquexKuwait

Wanessa Andrade: Este conflito nos trousse muitos problemas para tal país,pois afetou muito na vidas das pessoas,pois houve muitos mortos e os animais quase foram extintos,mas mesmo assim o Kuwait é um grande fornecedor de petróleo para os Estados Unidos.

Helena Branski: Apesar da guerra o Kuwait ainda se destacou muito por ser um grande fornecedor de petróleo,certo de que muitos de seus soldados foram mortos durante a guerra mas isso não impediu do país se erguer novamente.

Helen Yasmim: O Kuwait sempre foi um grande país muito rico em petróleo,mas esse conflito afetou sim seus reservatórios de petróleo,além de ter tido muitos mortos durante a guerra e de ter enfrentado problemas internos em seu país.

Tayga Vargas: Teve muitos problemas no país os quais o Kuwait perdeu cerca de US $8,5 bilhões com a queda da produção de petróleo,além do óleo jogado no Golfo que provocou um grande desastre ambiental.Mas hoje já esta recuperado da crise e produzindo bastante.

Crise petrolífera do Kuwait


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Video sobre Comperg-Por: Helena e Tayga

http://www.youtube.com/watch?v=kLwBzv_YOAQ&feature=BFp&list=WLA254728C3B3EF7BA&index=1

Classificação do Petróleo-Por:Wanessa Andrade

O petróleo também pode ser classificado de acordo com o seu grau de API. O grau API é uma escala hidrométrica criada pelo instituto American Petroleum Institute-API, que irá medir a densidade relativa do petróleo.
Classificação do petróleo segundo o Grau API
*Petróleo leve ou de base parafínica
*Petróleo médio ou de base naftênica
*petróleo ou de base aromática
*Petróleo extra-pesado
O preço do petróleo no mercado será maior ou menor de acordo com a sua densidade (API), que por sua vez nos dará uma qualidade maior ou menor do óleo.
A petrobrás descobriu no campo de Tupi, na Bacia de Santos área conhecida como assim, um petróleo de densidade do petróleo encontrado anteriormente no Brasil.

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e Gás

Refino-Por: Helen Yasmin

O refino do petróleo é o processo de separação e transporte do petróleo esxtraído nos campos petrolíferos em várias frações (derivados).
Ocorre nas refinarias de petróleo, onde o óleo bruto (óleo estabilizado) passa por vários processos físicos e químicos até a completa separação das frações e transformação das mesmas  em produtos de grande valor comercial, atendendo assim as necessidades de algum mercado consumidor.


Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Poço Pioneiro e Poço Adjacente-Por: Helen Yasmin

Poço Pioneiro
Após serem feitas as análises é perfurado um poço pioneiro no local analisado a finalidade de se constatar a a presença do petróleo, sendo assim atravez de estudos geológicos.O poço pioneiro é o primeiro poço a ser perfurado em um campo petrolífero.
Poço Adjacente
São poços perfurados nas adjacências ( ao redor ) do poço pioneiro a fim de constatar a presença de petróleo na região analisada.Ao término das análises são confirmadas as viabilidades econômicas (se é rentável a exploração custo x lucro) e dando sequência ao processo inicia-se a exploração do campo petrolífero.

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Poços Direcionais;Poços Horizontais;Poços Multilaterais - Por: Wanessa Andrade

*Poços Direcionais - Poços que são perfurados propositalmente para atingir uma determinada área da jazida de petróleo;
*Poços Horizontais - Poços que são desviados de forma técnica da orientação vertical atingindo uma inclinação de quase 90°,objetivando chegar a um ou mais locais da jazida de petróleo para que haja um aumento na produção.
*Poços Multilaterais - Esses tipos de poços tem o objetivo de aumenter a produção.São poços formados por uma combinação de um ou mais poços direcionais ou horizontais.

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Sistema de Segurança De Poços Petrolíferos - Por :Tayga Vargas

O ESCP ( Sistema de Segurança de Cabeça de Poço de Petróleo ) é executado por muitos equipamentos.Em situações com problemas é ele que possibilita o fechamento do poço petrolífero.
Os equipamentos de segurança são acionados quando ocorre um kick,ou seja, descontrole da pressão do poço.
Caso não haja controle da pressão interna do poço, as consequências se tornam graves, como exemplo a ocorrência de Blowout. O Blowout é o descontrole total do poço e sua consequência normalmente são de exploração do poço tanto em terra quanto no mar levando a plataforma de produção até mesmo afundar.


Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

As brocas na extração de petróleo -Por: Helena Blanski

Em uma perfuração para extração do petróleo, é necessário todo um maquinário para poder obter o mesmo.Um dos principais equipamentos para a extração ,são as brocas de perfuração.Onde são responsáveis pela quebra das formações rochosas encontradas durante uma perfuração de um poço de petróleo.Tem-se as brocas de testemunha (que servem para retirar amostras do solo para se ter pesquisas específicas,no qual tem o objetivo é avaliar as condições de saturação de óleo,permeabilidade e outras avaliações).E existem também as brocas de destruição.
    

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Sondagem e extração do Petróleo-Por:Helen Yasmin

A sondagem do petróleo é o conjunto de equipamentos que possibilitam a perfuração de um poço petrolífero,preparando o poço para futuramente ter uma extração de petróleo.
Há vários sistemas que fazem parte de uma sondagem: Sistema de sustentação de cargas ,Sistema de rotação
Sistema de transmissão e geração etc .
Na extração o petróleo é extraído apartir da quantidade de gases em uma jazida de petróleo,se ele tiver acumulo de gases ele vai chegar até a superfície apenas com as turbulações de produção dos quais são chamados de poços surgentes.Caso contrário terá técnicas de bombeamento que irão ajudar no processo de extração.


Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Tratamento no processo de separação e craqueamento do Petróleo-Por:Tayga Vargas

Pela razão do petróleo haver contaminantes,o petróleo,é feito no mesmo processo de tratamento,e são eles:Tratamento Cáustico -utilizando solução aquosa de Na OH ou KOH,para eliminar compostos ácidos de enxofre ;Tratamento Merox  -são extraidos por solução de moda cáustica e convertidas a dissulfetos por oxidação ; Tratamento Bender - transformado enxofre agressivos em compostos menos nocivos,não é eficiente a todos os compostos,por isso hoje em dia não é muito utilizado; MEA e DEA - feito após o craqueamento catalítico,é um tratamento utilizado para absorver gás sulfídrico e dióxido de carbono.

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Plataformas de Petróleo-Por:Helen Yasmin

O plataformista trabalha em plataformas de petróleo,podendo desenvolver atividades de Perfuração de Poços Petrolíferos , e também pode atuar na área tanto de perfuração de poços quanto em Extração do Petróleo.
Mas o plataformista não executa apenas atividades comunsque encontramos em onshore (em terra),mas trabalha em ambientes de trabalhos perigosos a sua saúde,como exemplos as atividades feitas em offshore (no mar),como exemplo a exposição do sol e da chuva.
Os ambientes de trabalho de plataformas de petróleo são:
*Trabalhos realizados em altura;
*Trabalhos em céu aberto;
*Trabalhos com exposição a materiais tóxicos,produtos químicos;
*Trabalhos em condições de altas temperaturas;


Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Crise ambiental perdura no Golfo do México-por: Wanessa Andrade

Um ano depois da catástrofe ambiental no Golfo do México os restos de crude são quase invisíveis para os olhos menos treinados, mas muitos ambientalistas, cientistas e habitantes das zonas afectados garantem que a crise está para durar.
Um número incalculável de peixes e crustáceos, milhares de aves e centenas de tartarugas marinhas e golfinhos morreram devido ao derrame, que também afectou mais de cem quilómetros de manguezal, ecossistema costeiro húmido, destaca o Washington Post.
"Não é tão mau como poderia ter sido, mas ainda estamos a apurar o impacto total que o derrame teve na saúde do Golfo'', afirmou Jane Luchenco, responsável da Administração Nacional Atmosférica e Oceânica, segundo a qual a maior parte do crude foi recuperada do mar ou se dispersou.

imagem de peixes mortos.

fonte de pesquisa: http://www.netmadeira.com/noticias/sociedade/2011/4/20/crise-ambiental-perdura-no-golfo-do-mexico

Obama aplaude sucesso de operação de limpeza do Golfo do México-por:Helena Blanski

O presidente dos Estados Unidos garantiu que os processos de limpeza vão continuar e os que foram afetados pela máre negra serão recompensados.


A Casa Branca divulgou esta quarta-feira um relatório sobre as operações de limpeza.Cerca de 74 por cento do petróleo derramado no golfo do méxico evaporou,foi capturado ou eliminado. Quanto aos restantes 26 por cento, as perspectivas são muito positivas.

O presidente norte-americano credita que a luta contra a maré negra está mais perto do fim.
O acidente no Golfo do México foi já considerado o maior derrame de sempre com 4,9 milhões de barris de petróleo no mar.

A BP anunciou, também esta quarta-feira, que o poço de petróleo danificado pelo acidente de 20 de Abril atingiu a condição de morte estática. Nas últimas horas, a petrolífera terá conseguido selar por completo a fuga.

fonte de pesquisa: http://noticias.pt.msn.com/Internacional/article.aspx?cp-documentid=154305652

INE: Preços sobem 4% em Março devido à escalada do petróleo-Por:Tayga Vargas


A taxa de inflação subiu 4% em Março, em relação ao período homólogo, reflectindo a evolução do preço internacional do petróleo que fez os produtos energéticos dispararem 13,3%.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo do Índice de Preços no Consumidor,a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação homóloga foi de 2,4 por cento (mais 0,5 pontos percentuais do que em Fevereiro).
Os produtos alimentares não transformados tiveram uma variação mais moderada em Março de 2011 (4,6 por cento) do que no final de 2010 (5 por cento), mas mantêm a tendência para subir.
O IPC apresentou uma variação mensal de 1,6 por cento, sendo a classe do vestuário e calçado, com uma variação de 29,7 por cento, a que mais contribuiu para esta evolução.
Destaca-se também a contribuição dos transportes que registaram uma variação mensal de 1,8 por cento (1,5 por cento em Março de 2010).

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Principais Derivados do Petróleo-Por:Helen Yasmin

Os derivados do petróleo podem ser utilizados em aplicações energéticas ou não-energéticas.
Os derivados enegéticos são também chamados combustíveis,geram energia térmica (luz e/ou calor) ao entrar em combustão na presença do ar e de uma fonte de ignição (chama ou centelha).
Formam a parte majoritária da produção de uma refinaria.São eles: *Gás Combustível;Gasolina;Querosene e Óleo diesel.
Os derivados com aplicações não-energéticas são produzidos em menores quantidades.Dentre os principais derivados destacam-se: *Solventes;Óleos Lubrificantes;Asfaltos e Parafinas.
petróleo sendo utilizado para fazer asfalto.

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Pré-Sal-Por:Helena Blanski

 A palavra Pré-Sal quer dizer rochas localizadas nas porções marinhas de grande profundidade e contratada em boa parte do litoral brasileiro,com grande potencial para a geração e acumulo de petróleo.
A profundidade dessas reservas de petróleo achadas na camada do pré-sal,pode chegar a mais de sete mil metros.
As grandes descobertas feitas pela Petrobrás,no Brasil,foram entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo,onde foram encontrados grandes volumes de óleo leve.
A primeira extração de petróleo da camada pré-sal foi no Campo Jubarte,na bacia de Campos,na altura do estado do Espírito Santo.


Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Equipamentos Auxiliares do Sistema de Circulação-Por:Wanessa Andrade

*Tanques de lama: Armazenam o fluido de lama que será injetado no poço;
*Agitadores: São equipamentos instalados em cima do tanque de lama;
*Peneiras de lama:Para a separação do fluido de lama e do cascalho retirado da perfuração do poço e demais detritos;
*Desgaseificador: Tem a função de retirar ou mesmo liberar gases existentes no fluido de perfuração;
*Desareadores: São equipamenos que tem a função de retirar do fluido a perfuração da areia nele contida após o processo   de desgaseificação;
*Dissiltadores: São utilizados para a retirada de partículas menores que ainda permaneçam no fluido de perfuração;
*Mud Cleaner: É utilizado para a limpeza do fluido de perfuração;

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Jazidas Petrolíferas-Por:Tayga Vargas

Jazidas petrolíferas são rochas sedimentares que contém poros que ficam cheios de petróleo.Mas isso não significa que em todas as rochas sedimentares iremos encontrar petróleo.
Existem alguns requisitos para a formação das jazidas petrolíferas:Existência de volumes significativos de rochas geradoras,Condições adequadas para a transformação de matéria orgânica em petróleo;Existência de rochas-reservatório;Condições adequadas para a concentração do petróleo e condições para a preservação de jazidas.
petroleo_reservas.gif

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

Sistema de poços Petrolíferos-Por:Tayga Vargas

Em um sistema de poços petrolíferos encontramos componentes que geram condições fundamentais para a extração do petróleo como:Rochas Geradoras,Rochas Reservatório,Rochas Capeadoras.
O poço de petróleo é uma abertura feita no solo para a extração de petróleo,tanto no mar quanto na terra.Por exemplo:um poço de petróleo é estudado e avaliado para ser explorado e assim economicamente viável,assim então é feita a perfuração para a exploação do petróleo.

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

domingo, 15 de maio de 2011

Como encontrar Petróleo? - por : Helena Blanski Vicentini

 
                               Offshore                                                  
O Petróleo pode ser encontrado tanto em Onshore(perfuração em terra) ,como em Offshore (perfurações feitas no mar).No caso em terra ,tem-se que ser instalado no local uma torre de perfuração( no qual para chegar a essa etapa tem que haver uma série de estudos para saber se em local específico há petróleo).Nas perfurações Offshore(no mar),para poder ser retirado o petróleo(onde tem que haver também estudos para saber se na localidade tem existência de petróleo), tem-se que ser deslocado ao local uma plataforma de sondagem.
O Petróleo não é somente utilizado em combustíveis ,mas sim também ,está presente em plásticos,borracha,fertilizantes e etc.

                 Onshore

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

sábado, 14 de maio de 2011

Surgimento do Petróleo-por:Wanessa Andrade

Há muitas teorias para o surgimento do petróleo,mas podemos dizer que surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares,que através de milhares de anos sofreu transformações químicas.Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio(hidrocarbonetos).
O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos-pensilvânia-no ano de 1859.    
No Brasil por volta de 1892-1896,foi realizada a primeira sondagem em são paulo,por Eugênio Ferreira de Camargo,quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros.Mais foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o oléo de Lobato na Bahia.

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A origem do petróleo - Por: Helena Blanski

O Petróleo é principalmente composto por retos de algas,animais mortos entre outros (substâncias orgânicas) que são decompostos por bactérias para que ocorra sua formação.Sua composição química é de carbono e hidrogênio,chamado de hidrocarbonetos.
 Sua coloração pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto,passando por marrom(castanho).O Petróleo tem cheiro característico.

Fonte de pesquisa: Apostila do curso Petróleo e gás